8 de jun. de 2010

Intriga Internacional (1959)

A fórmula de Hitchcock em "Intriga Internacional" é contar com uma bela mulher forte, inteligente e imprevisível. E todo o filme é uma montanha-russa de Nova York até Chicago e com o desfecho no Monte Rushmore, onde estão esculpidos os rostos de ex-presidentes americanos.

Ele oferece altos e baixos emocionais com timing perfeito, permitindo momentos de alívio antes de retornar a uma ação crescente. Este não é um dos filmes mais profundos de Hitchcock, mas é certamente um dos mais divertidos.

O publicitário Roger Thornhill (Cary Grant) é confundido com um espião internacional. De repente, a vida dele é virada de cabeça para baixo. Ele é seqüestrado por Phillip Vandamm (James Mason), quase morto por uma dupla de bandidos, preso por dirigir bêbado e jogado na prisão. Liberado da custódia, ele se vê acusado de assassinato e foge.

A bela e misteriosa Eve Kendall (Eva Marie Saint), ajuda-o a se esconder durante a viagem de trem para Chicago na tentativa dele de esclarecer o mal-entendido. Grant está impagável no esforço de permanecer imperturbável, apesar das situações mais loucas. E James Mason está devidamente ameaçador como o vilão do filme. O elenco de apoio também é forte. Leonard (Martin Landau) é assustador como a mão direita de Vandamm, enquanto Clara Thornhill (Jessie Royce Landis) é hilária como a mãe do protagonista.

O roteiro, indicado ao Oscar, mantém o espectador na tentativa de adivinhar o desfecho de cada ação. Porém, não somos forçados a esperar muito para descobrir o complô contra o protagonista. Como é o caso de muitos dos filmes de Hitchcock, o diretor cria seu herói como o único que sabe a verdade. Nós, naturalmente, simpatizamos com o herói de imediato, pois sabemos que ele é vítima de uma conspiração.

Intriga Internacional (North by Northwest, 1959)
Direção: Alfred Hitchcock
Roteiro: Ernest Lehman
Elenco: Cary Grant, Eva Marie Saint, James Mason, Martin Landau, Jessie Royce Landis, Edward Platt
Trailer:

1 Comentário:

Hugo disse...

Um dos grandes filmes de Hitchcock.

Como em vários outros trabalhos, Hitchcock coloca o personagem principal sendo perseguido por engano.

Abraço

Postar um comentário

BlogBlogs

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO