12 de mai. de 2010

Casablanca (1942)

O filme "Casablanca", de Michael Curtiz, tem de tudo um pouco: amor, aventura, ação, intriga, humor. E, ainda, momentos clássicos como a cena que o policial recolhe seus ganhos antes de cessar as apostas para jogos de azar no bar de Rick Blane (personagem de Humphrey Bogart), o Rick's Cafe. É um dos roteiros mais lembrados de Hollywood.

Lançado em meio à segunda guerra, abordou questões da época como os refugiados que escapavam rumo ao Marrocos. Lá, na cidade de Casablanca, rota de fuga para os Estados Unidos, tinha toda sorte de bandidos, policiais corruptos, nazistas e caloteiros locais que dobravam seu comércio explorando os forasteiros. Rick é um cara solitário, amargurado e que não arrisca seu pescoço por ninguém. Seu único amigo é o pianista Sam que embala as noites no Rick’s Cafe.

Porém, com a chegada de Ilsa Lund (vivida por Ingrid Bergman), um amor mal resolvido no início da guerra, reacende uma paixão e ao mesmo tempo mágoa. Ele precisa decidir se ajuda ela a fugir com seu importante marido Victor Laszlo (Paul Henreid), um líder da resistência Tcheca, mesmo após descobrir que ela já era casada quando à conheceu em Paris.

Uma curiosidade é que o roteiro foi sendo escrito durante as filmagens e não havia um consenso sobre um final para a trama. Fato esse que irritava Ingrid Bergman que não sabia por qual dos dois personagens deveria demonstrar mais amor. As belíssimas atuações, de certa forma, seguram o filme o tempo todo e como não destacar também a trilha sonora com a música “As Time Goes Bye” tocada e cantada pelo pianista Sam.

A obra ganhou os Oscars de Melhor Filme, Diretor e Roteiro, além de concorrer a outros tantos. Uma frase de Rick para Ilsa entraria para a história do Cinema “Nós ainda teremos Paris”, referindo-se ao caso que tiveram antes da guerra. Enfim, personagens marcantes, diálogos inesquecíveis e romantismo presente na tela, um filme imperdível.

Casablanca (Casablanca, 1942)
Direção: Michael Curtiz
Roteiro: Julius J. Epstein e Philip G. Epstein
Elenco: Humphrey Bogart, Ingrid Bergman, Paul Henreid, Claude Rains

Trailer:

2 Comentários:

Unknown disse...

Gostei do blog.

Alessandra disse...

Eu lembro da minha avó... Ela amava esse filme e já que você citou uma frase, aqui vai outra:

"Eu me lembro de todos os detalhes. Os alemães vestiam cinza e você, azul"

Dita pelo Rick à Ilsa

Postar um comentário

BlogBlogs

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO