11 de mai. de 2010

No Tempo das Diligências (1939)

Este não é apenas um clássico de Hollywood. É a reinvenção do western americano, um gênero já cambaleante no final da década de 30. Aqui, vemos pela primeira vez a parceria entre o ator John Wayne e o diretor John Ford que resultou em inúmeros filmes de faroeste.

Wayne já havia feito outros filmes, mas "No Tempo das Diligências" o alçou ao estrelato. Ford inovou no roteiro original sem um vilão caricato e outros clichês do gênero western. Além disso, somente aos 18 minutos de filme que o protagonista Ringo Kid (John Wayne na foto) aparece, com um close que já demonstrava a ideia do diretor de criar um ícone.

Na história, nove pessoas embarcam em uma diligência, cada uma com seu motivo pessoal, para realizar a perigosa viagem pelo Arizona até a cidade de Lordsburg. A região vive ameaçada por índios apaches e os soldados que deveriam cuidar da rota foram desviados. Por isso, a diligência está por sua conta e risco.

Os viajantes têm diferentes tipos de personalidade desde o apostador de cartas Hatfield (John Carradine) ao médico alcoólatra Doc Boone (Thomas Mitchel - vencedor do Oscar). Ringo Kid embarca com eles em busca de vingança, pois o assassino de seu pai e irmão está em Lordsburg. Porém, pelo caminho ainda tem a ameaça constante dos índios. Obra vencedora de dois Oscars (ator coadjuvante e trilha sonora) e um filme essencial para os amantes de faroeste.

No Tempo das Diligências (Stagecouch, 1939)
Direção: John Ford
Roteiro: Dudley Nichols
Elenco: John Wayne, John Carradine, Thomas Mitchel, Claire Travel, Andy Devine

Trailer:

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

BlogBlogs

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO