8 de mai. de 2010

...E o Vento Levou (1939)

Hollywood entra em sua época de ouro no final da década de 30, graças a alguns filmes de ótima qualidade. Uma prova disso é a grande obra "...E o Vento Levou", ganhadora de oito Oscars como de melhor filme, diretor, roteiro adaptado, entre outras categorias.

Victor Fleming assumiu a direção, após abandonar as gravações de "O Mágico de Oz" e ficou com os créditos. Porém, o filme teve outros três diretores durante o processo que acabaram afastados pelo produtor todo poderoso e exigente David Selznick. A superprodução para a época tem 222 minutos de duração (mais longo do cinema até então) e é ambientada durante a guerra civil americana, entre o sul e o norte (Guerra de Secessão 1861-1865).

O roteiro de "...E o Vento Levou", baseado em um livro homônimo de Margaret Mitchell, retrata a história entre Scarlet O’Hara (Vivien Leigh, de excelente atuação e vencedora do Oscar) e capitão Rett Butler (Clark Gable, também impecável) que vivem um caso de amor e ódio. Scarlet enfrenta uma vida miserável por conseqüência da guerra e mostra-se uma pessoa falsa, orgulhosa e difícil de lidar, mas, mesmo assim, conquista o coração do cínico e irônico Rett.

O romance tem momentos pouco convincentes e que chegam a ser monótonos. Principalmente quando tenta nos convencer que Scarlet seria capaz de ficar tanto tempo apaixonada por Ashley (Leslie Howard). Porém, isso não chega a atrapalhar a belíssima concepção final da obra. Por fim, algumas cenas são inesquecíveis: Scarlet subindo as escadas quando chega a notícia da guerra, a imagem que se abre para mostrar os feridos na estrada de ferro, a despedida de Scarlet e Rett nas proximidades de Tara e a cena dela junto à árvore que encerra a primeira parte onde ela jura nunca mais sentir fome novamente.

...E o Vento Levou (Gone with the Wind, 1939)
Direção: Victor Fleming, William Menzies, Sam Wood e George Cukor
Roteiro: Sidney Howard
Elenco: Clark Gable, Vivien Leigh, Leslie Howard, Thomas Mitchell, Barbara O'Neil

1 Comentário:

Marinha disse...

Uau, o blog está lindo e com conteúdo! Parabéns, Adri!
Irei divulgá-lo no meu blog.
Bj

www.construtoradepalavras.com.br

Postar um comentário

BlogBlogs

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO