8 de mai. de 2010

O Mágico de Oz (1939)

Musical, filme infantil e clássico de fantasia. "O Mágico de Oz" é tudo isso e muito mais. É uma história de superação, luta e amizade com uma dose absurda de cores, uma novidade na época.

O filme mudou quatro vezes de diretor e isso mostra como os produtores dos estúdios de Hollywood tinham total domínio sobre os projetos na época. Os créditos ficaram para Victor Fleming, que filmou cerca de 1/3 do filme antes de abandoná-lo para terminar "E o Vento Levou", outro filme que trocou três vezes de direção. A obra recebeu dois Oscars por melhor canção (Over the Rainbow) e trilha sonora original.

A história gira em torno de Doroty (Judy Garland), uma menina do Kansas que foge de casa com medo de perder o cachorrinho e quando volta é levada por um furacão para um mundo de fantasia. Lá, encontra a Bruxa Boa do Norte que explica a ela que somente com ajuda do Mágico de Oz ela poderá voltar para casa. Pelo caminho, ela encontra outros três personagens que também querem encontrar o Mágico: o Espantalho, que quer um cérebro; o Homem de Lata, que quer um coração e o leão, que quer a coragem que lhe falta para ser um verdadeiro rei.

O filme é reconhecido como a melhor história de fantasia adaptada para o cinema. A magia que os personagens passam serve de entretenimento até hoje e a mensagem permanece atual sobre amizade, o amor à terra natal e à valorização da família.

O Mágico de Oz (The Wizard of Oz, 1939)
Direção: Victor Fleming
Roteiro: Noel Langley e Florence Ryerson
Elenco: Judy Garland, Ray Bolger, Bert Lahr, Jack Haley, Margaret Hamilton

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

BlogBlogs

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO