7 de mai. de 2010

Tempos Modernos (1936)

Em "Tempos Modernos", último filme mudo de Charles Chaplin, ele faz uma crítica feroz ao capitalismo. A busca desenfreada por lucro das empresas é usada com deboche irônico por um dos maiores gênios que o cinema já conheceu. Mesmo milionário, Chaplin preocupava-se com os pobres e expressava isso através do personagem vagabundo Carlitos. Pensava e agia como tal, pois teve uma infância pobre.


Na história, Carlitos, o seu eterno vagabundo, é um funcionário de uma fábrica e trabalha na linha de montagem sem parar. Após um colapso nervoso, é levado para um hospício, e quando retorna para a “vida normal”, encontra a fábrica já fechada. Enquanto isso, uma jovem, orfã de mãe, com duas irmãs pequenas e o pai desempregado, tem que realizar pequenos furtos para sobreviver.

Após ser confundido como o líder de uma greve de operários, Carlitos acaba preso. Na cadeia, sem querer, atrapalha uma tentativa de fuga de presos e quando é libertado, decide fazer de tudo para voltar para lá e ao ver a jovem que fugiu da adoção, decide se entregar em seu lugar. Mesmo assim, ele faz de tudo para ir preso, no entanto os dois acabam escapando e vão tentar a vida de outra maneira.

Com o cinema sonoro já consolidado, Chaplin não tem mais como seguir com seu personagem vagabundo, pois acreditava que se ele falasse perderia toda a magia. Porém, quase no final do filme, a cena em que Carlitos canta em uma língua fictícia entrou para a história do cinema como a única vez que o vagabundo falou.

Na cena final, abandonou as telonas caminhando por uma estrada deserta acompanhado pela moça pobre por quem se apaixonou (foto abaixo), interpretada pela esposa Paulette Goddard. Um final memorável e que marca, definitivamente, o fim do cinema mudo.


Tempos Modernos (Modern Times, 1936)
Direção: Charles Chaplin
Roteiro: Charles Chaplin
Elenco: Charles Chaplin e Paulette Goddard

1 Comentário:

Unknown disse...

Muito massa esse filme, é uma reprodução de cinema mudo onde o autor demostra a revolução industrial, um grande salto na economia da época. Demostrando a revolução industrial na Inglaterra na transição entre o feudalismo ao capitalismo.

Postar um comentário

BlogBlogs

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO