7 de mai. de 2010

A Mulher Faz o Homem (1939)

Outro destaque dos anos 30, "A Mulher Faz o Homem", de Frank Capra, concorreu a várias categorias do Oscar, porém, venceu apenas como melhor roteiro original. Naquele ano, aconteceu uma explosão de grandes filmes em Hollywood que deixou a concorrência difícil e até se entende por que o filme não ganhou mais prêmios.


Na história, Jefferson Smith (James Stewart, em excelente atuação), é um homem do interior e sem maldade, que acaba escolhido para o Senado americano, na capital Washington. Lá, ele se depara com a corrupção e as malandragens políticas e tenta enfrentar o sistema como um cavaleiro solitário contra um exército.

O que Smith não esperava era receber uma ajuda que se torna essencial para seguir a luta até o final sem se corromper num desfecho maravilhoso. A ajuda veio através da funcionária do Senado Clarissa Saunders (Jean Arthur) que é a mulher que faz o homem dessa história.

Algumas curiosidades do filme: ele faz parte da Biblioteca Nacional do Congresso do EUA. Também foi eleito o 29º melhor filme de todos os tempos pelo AFI. A obra causou furoe na mídia americana na época de seu lançamento pelo fato de mostrar a corrupção do governo de forma tão cotidiana, o que levou alguns a chamá-lo de antiamericano.

A Mulher Faz o Homem (Mr. Smith Goes to Washington, 1939)
Direção: Frank Capra
Roteiro: Sidney Buchman e Lewis R. Foster
Elenco: James Stewart, Jean Arthur, Claude Rains

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

BlogBlogs

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO